história de carbonita

Situada no Alto Vale Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, com uma área de 1.455km quadrados, Carbonita faz divisa com Senador Modestino Gonçalves, Bocaiúva, Diamantina, Itamarandiba e Veredinha. Não existem documentos que comprovam a existência de primitivos habitantes no município. Com base nas histórias dos municípios vizinhos, os primeiros habitantes foram os bandeirantes com suas expedições que, geralmente, vinham seguindo os maiores rios, como Jequitinhonha e Araçuaí, à procura de ouro e pedras preciosas, mais ou menos entre os anos de 1750 a 1760.

Com a notícia de riquezas minerais (ouro e pedras preciosas), foram chegando os primeiros aventureiros com suas famílias, muitas acompanhadas de escravos, tomando posse das primeiras terras e formando as primeiras fazendas. Um pequeno fazendeiro chamado Manoel Barreiros, muito religioso e devoto de Nossa Senhora da Conceição, doou uma porção de terra e com a ajuda de amigos, construíram uma pequena capela para que pudessem fazer suas orações em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Com a construção dessa capela, passou a ser celebradas missas e festas naquele local.

Com a chegada de outras famílias, construíram ali suas vivendas e neste local, se formou um povoado que foi chamado de Santíssimo Coração de Jesus das Barreiras, em gratidão ao fazendeiro Manoel Barreiros. O povoado pertenceu ao município de Minas Novas. Em 1862 passou a pertencer ao município de Itamarandiba.

Em 1943, recebeu uma nova denominação e passou a chamar Carbonita. A emancipação desse distrito ocorreu 20 anos depois, no dia 03 de março de 1963, passando a ser uma cidade. O município contava com uma grande quantidade de carvão de pedra em seu subsolo, gerando o nome Carbonita: “carbon” vem do francês “charbon” que significa carvão. Já em tupi-guarabi vem “ita” que significa pedra. 

Povoados: Abadia, Mercadinho, Monte Belo e Santana. 
Comunidades: Dois Córregos, Lagoa, Retiro, Córrego Seco, Barreiro, Macaúba, Córrego do Jequi, Bernardos, Constantino Capim Pubo e outras.
Gentílico: Carbonitense

26º Carboarte

with

Precisa falar com a Câmara?
Pular para o conteúdo